maio 28, 2021

Imposto de Renda 2021: corre que ainda dá tempo de não pagar multa

Postado por:dinastiacontabil em28 maio, 2021

Se a declaração do IR 2021 já foi enviada, ainda dá tempo também de corrigir eventuais erros; basta fazer uma declaração retificadora – aprenda como fazer.

Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil, contabilidade em Goiânia, Goiás

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina em menos de uma semana, às 23h59 do dia 31 de maio. Quem enviar o documento após essa data terá que pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Nem tudo está perdido.

Entre em contato agora mesmo com a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia, e evite pagar multa. Quem se antecipou na declaração, já pode consultar o primeiro lote de restituições. O pagamento será feito, também no dia 31, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

A restituição obedece a uma fila de entrega. O contribuinte que tem direito a restituição deve ficar atento ao calendário. Ao todo, serão cinco lotes de pagamentos: 1º lote: 31 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 30 de julho; 4º lote: 31 de agosto; 5º lote: 30 de setembro. Para saber se sua declaração foi liberada, basta acessar o site da Receita ou usar o app para pessoa física da receita.

Errou? Saiba como fazer a retificação

Entre no programa da declaração do Imposto de Renda. No programa de IR 2021 existem divisões de abas para os diversos estágios da declaração: “Nova”, “Em preenchimento” e “Transmitidas”. Clique na aba “Transmitidas” e em seguida no ícone “Retificar declaração” (identificado pelo símbolo de uma seta com a letra R dentro).

Ao abrir o programa, entre na tela “Identificação do Contribuinte” e responda à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” clicando no ícone “Declaração Retificadora”. Para fazer a declaração retificadora é obrigatório incluir o número do recibo da entrega da declaração original. Neste caso, é obrigatório informar o número do recibo da declaração enviada anteriormente.

Como recuperar o número do recibo da entrega anterior

O número do recibo de entrega da declaração fica gravado após o envio à Receita Federal no computador, celular ou tablet usado para enviar a declaração. Você pode imprimir a qualquer momento a partir do mesmo dispositivo. Para isso, abra o programa usado para enviar a declaração e escolha a opção Declaração > Imprimir.

Se não possuir mais o arquivo da declaração, você pode obter a cópia do arquivo pelo Portal e-CAC, no sistema Meu Imposto de Renda. Não é necessário usar certificado digital. A cópia do número do recibo pode ser obtida acessando o e-CAC com a conta Gov.Br, que não necessita do número de recibo da declaração para ser gerada (diferente do código de acesso).

CRC GO-001826/O

O que achou? Deixe o seu comentário!

Nossos Parceiros

Parceiros da Dinastia Contabilidade Goiânia.

Website Desenvolvido por Mowe.
Copyright © Dinastia Contábil Contabilidade Goiânia | Responsável Técnico: Rodrigo Silva Dos Santos Valadão.