agosto 15, 2021

Apliquei na bolsa e ainda não declarei Imposto de Renda 2021; saiba o que fazer

Postado por:dinastiacontabil em15 agosto, 2021

Independentemente do valor, o investidor que negociou ativos na Bolsa de Valores precisa declarar esses papéis no Imposto de Renda

Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil, contabilidade em Goiânia, Goiás

O imposto sobre ganhos obtidos na Bolsa precisa ser pago sempre no mês seguinte à venda das ações. Se deixar para fazer o acerto apenas na hora da declaração do Imposto de Renda já não é uma boa escolha por conta de multa e juros, pior ainda é continuar atrasado com a obrigação cujo prazo se encerrou no dia 31 de maio.

Perda de prazo está diretamente ligada à multa e juros. No caso da Declaração de Imposto de Renda, a multa é de 0,33% ao dia de atraso, limitada a 20% do valor do imposto devido. Já os juros de mora correspondem à Selic do período que vai do mês seguinte ao do vencimento do tributo.

Isso até o mês anterior ao mês de pagamento, mais 1% referente ao mês do pagamento. Os percentuais incidem sobre o imposto devido. De qualquer forma, a declaração deve ser entregue. No caso de erro ou omissão de alguma informação na declaração entregue, o prazo para retificar o Imposto de Renda 2021 é de até cinco anos.

Declarar o Imposto de Renda com atraso

É necessário reunir os comprovantes necessários, baixar o programa gerador da declaração no site da Receita, preencher os dados nas fichas e enviá-la, conforme as regras válidas para aqueles que entregaram dentro do prazo. A diferença é que o programa vai gerar uma notificação de lançamento de multa por atraso e um DARF para pagamento.

Para não haver erro ou omissão, é recomendado contar com profissionais que conhecem todo o processo. Entre em contato com a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia, e regularize a situação agora mesmo. Em 2022, não perca novamente o prazo. Fale conosco e garanta o cumprimento do prazo.