agosto 22, 2022

Prazo para envio da declaração de imóveis rurais vai até 30 de setembro

Postado por:dinastiacontabil em22 agosto, 2022

Não perca o prazo, entre em contato com a Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia
Por Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio do escritório Dinastia Contábil, contabilidade em Goiânia, Goiás

O prazo para enviar a declaração de imóveis rurais encerra no dia 30 de setembro. Devem apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) as pessoas físicas ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive usufrutuárias, que é a posse temporária.

A declaração contém informações cadastrais correspondentes a cada imóvel rural para que seja possível o cálculo do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR). O documento deve ser enviado por meio do programa gerador da Declaração Programa ITR 2022, disponível no site da Receita Federal.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única. O imposto pode ser pago por transferência bancária somente nos bancos autorizados ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

A multa para quem perde o prazo é de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 50. Entre em contato com Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia, e não perca o prazo.