agosto 15, 2022

Prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal encerra dia 31 de agosto

Postado por:dinastiacontabil em15 agosto, 2022

Entre em contato com Dinastia Contábil, escritório de Contabilidade localizado no Parque Amazônia, em Goiânia, e não perca o prazo.

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF), obrigação criada para substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, utiliza dados da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais e da Escrituração Contábil Digital para apurar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O prazo de entrega do ano-calendário 2021 encerra no próximo dia 31 de agosto.

A ECF é anual e deve conter informações de todo o ano-calendário de todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas. Já as empresas optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas do envio, pois prestam suas informações anualmente através da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais.

Atenção
A Receita Federal faz cruzamento das informações enviadas na Escrituração Contábil Fiscal e nas outras obrigações acessórias em busca de incongruências nos valores apresentados, inclusive para verificar o valor do imposto sobre a renda retido na fonte.

Assim como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido retidos na fonte que foram utilizados como dedução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido no período de apuração.

Caso tenha mudado de contador ou de software no meio do período, a empresa precisará recuperar as informações declaradas na Escrituração Contábil Digital pelo outro profissional ou software, conforme o período de responsabilidade entregue.

Para o programa recuperar os dados corretamente, é necessário que os saldos finais das contas contábeis, que aparecem no arquivo do primeiro contador, sejam iguais aos saldos iniciais dessas mesmas contas no registro do atual contador.

CRC GO-001826/O

Clique aqui e fale com a Dinastia Contábil: