fevereiro 16, 2018

6 dicas para ser um Micro Empreendedor de Sucesso (MEI)

Postado por:dinastiacontabil em16 fevereiro, 2018

Em um momento de instabilidade econômica e altas taxas de desemprego, o empreendedorismo se torna uma das principais opções para as pessoas não deixarem o mercado de trabalho. Não por acaso, o número de microempreendedores individuais vem crescendo cada vez mais – somente em 2016, foram 1, 22 milhão de novos MEIs no país. É nesse momento que a capacitação se torna ainda mais importante. Para essas pessoas, o Sebrae.com.br apresenta uma série de minicursos e palestras sobre o tema em todo o território brasileiro.

LEIA TAMBÉM

Com o objetivo de formalizar e orientar os novos empreendedores, nosso site www.dinastiacontabil.com.br, também sempre cria conteúdos para abrir os olhos de todos os empreendedores, com noticias relevantes inclusive do Congresso Nacional. Novas leis para beneficiar ou prejudicar empreendedores estão ai o tempo todo.

 

Mas o que queremos hoje é orientar sobre o que é o MEI e informar o que é preciso para a formalização, que poderá ser feita ali na hora.

 

Assim listamos algumas recomendações básicas para quem quer obter sucesso como MEI. Confira:

  1. Obrigações fiscais

Para RodrigoValadão, contador e sócio da @dinastiacontabil, quem está pensando em se formalizar como MEI deve saber que manter as obrigações fiscais em dia será um de seus desafios mais importantes. Segundo o contador, não realizar os pagamentos corretos, de impostos como ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) e ISS (Imposto sobre serviços), por exemplo, pode custar caro. “Isso pode fazer ele perder o seu CNPJ, acabando com a possibilidade de vender para outras empresas e para o governo”, diz. Além disso uma consultoria contábil no ano de 2018, fará toda a diferença.

  1. Controle de caixa

    Na opinião do contador, o pequeno empresário também precisa tomar cuidado com as suas contas, registrando tudo que está comprando e vendendo, por exemplo. “Por mais que seja pouco, é importante saber quanto está entrando e saindo do seu negócio”, afirma Rodrigo Valadão.

 

  1. Gastos pessoais

Outra dica do especialista é uma das mais importantes na sua opinião. O microempreendedor individual precisa saber separar os gastos pessoais das contas da empresa, o famoso:  “Separar o bolso do proprietário com o bolso da empresa”.

Para isso, sugere que o empreendedor defina um salário – compatível com o mercado, claro – para pagar suas despesas pessoais. Já o restante do que a empresa fatura deve retornar para a empresa.

 

  1. Atendimento

Se o empreendedor se dedicar a fazer um bom atendimento para o seu cliente, é quase garantido que seu negócio se diferencie das grandes redes. “O pequeno tem essa vantagem em relação ao grande. Consegue ser mais próximo, conhecendo e encantando o cliente. O dono de negócio deve usar isso a seu favor”, afirma Rodrigo Valadão.

  1. Fornecedores

“Não adianta você ser uma grande confeiteira e produtos de baixa qualidade”, diz Rodrigo Valadão. Por isso, o empreendedor deve escolher os fornecedores com muito cuidado. Buscando matéria-prima de qualidade e negociando prazos e preços com frequência. “Isso vai refletir diretamente no seu negócio.”

  1. Fiado só amanhã?

Parece óbvio, mas não é. Vender fiado não é uma boa saída para o microempreendedor individual. Segundo o sócio da www.dinastiacontabil.com.br, a prática é muito mais comum do que parece. Para não fazer isso, ela sugere que o MEI invista em outros meios de pagamento, como máquinas de cartão.

O que achou? Deixe o seu comentário!

Nossos Parceiros

Parceiros da Dinastia Contabilidade Goiânia.

Website Desenvolvido por Mowe.
Copyright © Dinastia Contábil Contabilidade Goiânia | Responsável Técnico: Rodrigo Silva Dos Santos Valadão.